Silvia Carneiro
Especialista em Iluminação e Representante da IDA Dark Sky Association no Brasil
Silvia Maria Carneiro de Campos, de SP, representa a IDA DARK SKY ASSOCIATION no Brasil, suas pesquisas sobre iluminação denunciam os impactos ambientais que a luz artificial provoca ao ser humano e à Natureza.
Atua no mercado de iluminação desde 2008, arquiteta urbanista especialista em iluminação, com Pós Graduação em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura & Iluminação.
Lighting Designer e educadora, tem diversas publicações em diferentes veículos.
Certificada em Acessibilidade pela SMPD-SP é colaboradora da ABNT no CB-40 comitê de acessibilidade e do comitê CB-03 COBEI da ABNT, participando da revisão das normas ABNT 5101 (Iluminação Pública) e 5413 (Iluminação de ambientes de trabalho, atual ABNT ISO/CIE 8995-1).
Atua como professora de iluminação em cursos de Pós Graduação em diversas instituições
Executa projetos luminotécnicos para diversos segmentos.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1744718302252259
A POLUIÇÃO LUMINOSA E SEUS IMPACTOS NO SER HUMANO E NO MEIO AMBIENTE A POLUIÇÃO LUMINOSA causada pela iluminação artificial impacta o ser humano e o meio ambiente de maneira negativa. Principalmente a luz que contém o espectro azul e UV. Em manifestação pública, em junho de 2016, a AMA (American Medical Association) solicita imediata revisão sobre os sistemas de iluminação pública e alerta que os sistemas de iluminação LED estão evoluindo de maneira inadequada. Mediante às recentes pesquisas sobre o ciclo circadiano, cronobiologia e cronoterapias, a luz artificial à noite foi classificada como uma das causas do câncer, principalmente a luz que contém o espectro azul.
A Internacional Dark Sky Association (IDA) recomenda o uso de fontes de luz artificial no espectro âmbar, que não contenham o espectro azul ou o UV para ambientes exteriores e públicos buscando a mitigação de danos ao ser humano e ao meio ambiente Devemos fazer uso da luz correta no horário correto.